Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

3 vantagens de ser aposentado na Espanha

Morar na Espanha depois de aposentado pode ter mais vantagens e benefícios do que você imagina. Acesse o blog e saiba mais!

3 vantagens de ser aposentado na Espanha

É aposentado ou já está planejando os próximos passos para essa etapa da vida? Quer mais segurança, qualidade de vida ou apenas morar por um período em outro país? Então, esse blog vai te ajudar. 

Aqui condenso as 3 principais vantagens de morar na Espanha após se aposentar no Brasil. 

Acompanhe a leitura e fique por dentro das informações que podem fazer a diferença na sua tomada de decisão!

QUALIDADE DE VIDA NA ESPANHA

Conhecida por sua alta qualidade de vida, a Espanha é um ótimo destino para quem é aposentado. 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021 o país foi considerado o membro da União Europeia com a maior qualidade de vida, ficando a frente de nações como Itália e Portugal. 

Ademais, a atual expectativa de vida dos espanhóis também é uma das maiores do mundo, superada por poucos países, como Japão e Suíça.

Enquanto a expectativa média para homens na Espanha é de 80,4, para mulheres o valor fica na casa dos 86 anos. 

A nível de comparação, a população masculina no Brasil tem uma esperança de vida de 73,3 anos, e, no caso das mulheres, a média é de 80,3 anos, segundo dados do IBGE.

CIDADES COM MAIOR QUALIDADE DE VIDA NA ESPANHA

Se você está pensando em qual cidade morar após aposentado, provavelmente o requisito “qualidade de vida” pese muito na sua decisão, certo?

De modo geral, as comunidades autônomas da Espanha oferecem opções de províncias e “pueblos” que se alinham aos mais distintos perfis. No entanto, alguns lugares se destacam.

De acordo com estudo da Organização de Consumidores e Usuários (OCU), as capitais com maior qualidade de vida na Espanha são: Vigo, Zaragoza, Bilbao, Valladolid, Córdoba e Málaga. Eu conhece quase todas, e posso afirmar que Málaga é a campeã.

SISTEMA DE SAÚDE

Outro benefício de peso para decidir ser aposentado na Espanha é a qualidade do sistema de saúde. Segundo a OMS, o país tem uma das melhores coberturas de saúde do mundo.

Tanto a rede privada como a pública de saúde contam com uma infraestrutura capaz de atender as mais variadas necessidades. 

Do mesmo modo, na Espanha é possível encontrar opções acessíveis de planos de saúde, o que pode ser vantajoso para quem prioriza um atendimento rápido e com ampla cobertura. 

OFERTA DE ÓCIO E DESCONTOS PARA APOSENTADOS

Após dedicar muitos anos da vida ao trabalho, é normal que um aposentado busque opções de ócio para desfrutar dessa nova etapa. 

Por isso, não poderia deixar de citar a oferta de lazer como uma das vantagens de ser aposentado na Espanha. 

Em teatros, museus, exposições, concertos e até mesmo em academias, aposentados têm preferência e bons descontos. Uma economia que pode chegar a até 90%, comparado aos preços normais. 

Além das atrações culturais, o país conta com descontos permanentes em transportes. Por exemplo, para viajar com o Trem de Alta Velocidade (Renfe), um aposentado pode conseguir descontos de até 50%

Por outro lado, também existem ofertas na esfera educacional, muitas prefeituras e associações da Espanha oferecem cursos para a terceira idade com temáticas que vão desde idiomas e pintura até fundamentos de informática. 

COMO MORAR NA ESPANHA ESTANDO APOSENTADO? 

Morar na Espanha estando aposentado pode ser mais fácil do que você imagina. Por quê? Bem, o país oferece um visto especial para quem tem uma renda fixa e quer viver em território espanhol sem vínculos de trabalho. 

O visto de residência não lucrativa confere ao aposentado uma autorização inicial de 1 ano, podendo esta ser renovada mais de uma vez.

Vale lembrar que essa categoria de autorização de residência é vantajosa aos aposentados, já que, após 2 anos residindo legalmente na Espanha de maneira continuada, brasileiros têm direito a solicitar a dupla cidadania

Para saber mais sobre a possibilidade da cidadania por tempo de residência, acesse o artigo que preparei sobre essa temática: como obter a nacionalidade espanhola.  

REQUISITOS DO VISTO DE RESIDÊNCIA NÃO LUCRATIVA

O visto de residência não lucrativa não é específico para aposentados, contudo, como se trata de uma modalidade que não contempla a possibilidade de trabalhar em território espanhol, é destinado a pessoas com uma renda fixa. 

Por isso, o principal requisito deste visto é a comprovação dos meios econômicos para se manter no país durante todo o período de residência.

Para comprovar a suficiência financeira, o interessado deve demonstrar que possui uma renda mensal igual ou superior a 400% do índice IPREM e mais 100% do índice para cada familiar dependente. 

Em 2022, o IPREM ficou fixado em 579,02 €. 

Adicionalmente, outros documentos são necessários para o processo de solicitação do visto, são eles:

COMO ENVIAR DINHEIRO DO BRASIL PARA A ESPANHA?

Se você recebe a renda da sua aposentadoria em um banco do Brasil, saiba que é possível transferir o dinheiro para uma conta na Espanha. Quer saber como? Dá só uma olhada nesse tutorial que criei:

ASSESSORIA PARA APOSENTADOS QUE QUEREM MORAR NA ESPANHA

Precisa de ajuda para iniciar o seu planejamento de imigração? Quer auxilio na legalização, tradução e revisão dos documentos para solicitar o visto? Tem dúvidas especificas sobre seus direitos na Espanha? Conte comigo!

Com a assessoria personalizada eu te ofereço um serviço completo que te dará muito mais segurança e tranquilidade para iniciar a vida de aposentado na Espanha.

Então, reúna suas dúvidas e marque uma consulta online na minha agenda virtual. Vamos juntos nessa!

× Enviar mensagem