Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Apostila de Haia: Como solicitar a versão digital?

Se está nos seus planos estudar, trabalhar ou morar na Espanha, saber o que é a Apostila de Haia e como solicitá-la é fundamental. Acesse!

Apostila de Haia: Como solicitar a versão digital?

Se você acompanha minhas redes sociais e meu canal no YouTube, provavelmente já me ouviu falar sobre a Apostila de Haia. Mas, se você é novo por aqui, não se preocupe, vou te explicar o que é esse certificado e qual sua importância. 

Ah, e claro, acompanhando a leitura até o final você confere como solicitar a versão digital  do apostilamento dos seus documentos. 

O QUE É A APOSTILA DE HAIA?

De forma simples, a Apostila de Haia faz parte de uma Convenção entre nações e tem por objetivo facilitar o reconhecimento de documentos públicos, possibilitando que estes sejam válidos em países diferentes daquele em que foram emitidos. 

No total, são 120 países signatários da Convenção de Haia, dentre os quais: Brasil, Espanha, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, França, Irlanda, Portugal e Itália.

QUAIS DOCUMENTOS PRECISAM SER APOSTILADOS?

A Apostila de Haia é fundamental para validar e autenticar documentos públicos como: diploma universitário, histórico escolar, procurações, testamentos, certidão de antecedentes criminais, certidão de nascimento, de casamento e de óbito.

Adicionalmente, o apostilamento é um velho conhecido de quem deseja obter dupla cidadania, já que é necessário para muitos dos documentos solicitados no processo. 

COMO SOLICITAR A APOSTILA DE HAIA DE FORMA ONLINE?

Desde de que entrou em vigor no Brasil, no ano de 2016, a Apostila de Haia pode ser realizada presencialmente em cartórios e tabelionatos registrados pelo Conselho Nacional de Justiça. 

Felizmente, recentemente o CNJ anunciou uma importante mudança!

Agora será possível validar documentos para viver ou estudar na Espanha de forma online. Mas, calma, algumas regras se aplicam e eu vou te explicar quais.

O apostilamento segue sendo feito pelos cartórios, a diferença é que, para documentos públicos digitais, como históricos escolares, você poderá enviar a documentação ao cartório via email, ou seja, sem a necessidade de comparecer presencialmente.

Uma vez que o cartório realize o trâmite de apostilamento, enviará no seu email o documento com a apostila digital.  

Por outro lado, para documentos físicos, como diplomas universitários, é necessário apresentar a documentação original no cartório ou, se preferir, enviar via correios. 

Além disso, com a opção eletrônica, quem realizar a apostila presencialmente, também poderá solicitar a versão digital e receber, via email ou pelo celular, o documento com um QR Code para a autenticação. 

A Apostila de Haia digital busca simplificar o processo de legalização, sobretudo quando consideramos que, atualmente, muitos documentos são emitidos de forma digital. 

COMO SABER MAIS DETALHES?

Para ficar por dentro dos prazos de entrega do documento apostilado, valores e demais procedimentos, entre em contato, por telefone ou presencialmente, com os cartórios da sua cidade ou cidades vizinhas. 

Caso você já esteja na Espanha, escolha um cartório brasileiro de sua preferência e entre em contato via email.  

E já sabe, se precisar de ajuda na hora de legalizar ou traduzir seus documentos, conte comigo!

Envie sua dúvida no info@amandakalil.com ou marque uma consulta na minha Agenda Virtual. Vamos juntos!

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

× Enviar mensagem