Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Doble Grado: conheça essa opção de faculdade na Espanha

Você já ouviu falar sobre o “doble grado” da Espanha? Acesse o blog e conheça as características e vantagens dessa modalidade de estudo superior.

Doble Grado: conheça essa opção de faculdade na Espanha

Você já ouviu falar sobre “doble grado”?

Populares na Espanha, são opções de cursos superiores cada vez mais requisitadas pelos estudantes do país. 

A demanda é tanta que, somente entre os anos de 2012 e 2018, a oferta de duplas titulações cresceu em 152%, passando de 345 para 872 — segundo dados oficiais do Ministério da Educação. 

O número não só é expressivo como também representa quase um quarto das opções de faculdades na Espanha

Mas, afinal, o que são as graduações duplas da Espanha? Quais as vantagens e os desafios? Que opções estão disponíveis?

As respostas para essas e outras perguntas você encontra ao longo desse blog. Boa leitura!

O QUE É UM DOBLE GRADO?

Um doble grado, ou diploma duplo, é, como o nome indica, a combinação simultânea de duas graduações universitárias em um só plano de estudo

Em geral, os dois títulos estão de algum modo interligados, ou seja, pertencem a uma mesma área de estudo ou a uma área complementar, ainda que em nível macro. 

Desta forma, ambos compartilham algumas matérias, explicando a redução do tempo necessário para se graduar nos dois cursos. 

Ademais, essa simultaneidade e correlação permite que os estudantes tenham uma formação mais completa, uma ampla visão interdisciplinar e, em muitos casos, compaginem estudos de interesse. 

VANTAGENS DE CURSAR UM DIPLOMA DUPLO

Como citei no começo do texto, são muitos os estudantes, espanhóis e estrangeiros, que apostam na dupla graduação.

O volume da busca reflete na oferta e concorrência, assim como comprova que essa modalidade de estudos oferece benefícios e vantagens que, entre outros fatores, compensam o tempo a mais dedicado à faculdade.

Abaixo listei os principais aspectos positivos de estudar 2 em 1. Confira!

  • Vantagem competitiva no mercado de trabalho: estudar dois cursos simultaneamente não só contribui na formação de competências mais completas, como confere aos estudantes uma versatilidade que é fator de peso aos olhos dos recrutadores.  
  • Amplia as alternativas para o futuro: o modelo 2 em 1 oferece a oportunidade de experimentar diferentes subáreas e ser um profissional de ambos os campos, ampliando as possibilidades de postos de trabalho.
  • Menos burocracias a longo prazo: para aqueles que planejam cursar dois campos de estudo, o doble grado supõe uma economia de tempo e burocracias, evitando, por exemplo, a necessidade de prestar vestibular outra vez. 
  • Mais qualificações em menos tempo: o duplo diploma oferece um aprendizado mais amplo no campo teórico e o desenvolvimento de soft skills como organização, visão crítica, disciplina e foco em resultados. 
  • Maior networking: seja entre alunos, professores, entidades acadêmicas ou programas de estágio, o doble grado multiplica a chance de criar redes de contatos. 

DESVANTAGENS DE CURSAR UM DIPLOMA DUPLO

Nem tudo são pontos positivos. Como é de se imaginar, o diploma duplo também tem seus inconvenientes. Sendo alguns deles:

  • Duração: terminar a faculdade com dois títulos no lugar de um tem seu preço. Normalmente, comparados aos cursos normais, os doble grados contam com um ou dois anos a mais de formação. 
  • Custo financeiro: não só a duração aumenta, como também o preço a ser pago a cada matrícula. Além disso, livros e demais materiais de apoio também entram na conta de gastos em dobro. 
  • Acesso: conseguir vaga em alguns doble grados, como o de Matemática e Física, é um trabalho árduo e exige muita preparação, já que as notas de corte são altas dado ao número de interessados e as vagas reduzidas. 
  • Tempo dedicado: pode parecer óbvio, mas essa é uma desvantagem a ser considerada. Estudantes de doble grado tem uma carga letiva mais alta e, por isso, precisam do dobro de dedicação, compromisso, constância e organização. 

Deste modo, ainda que estudantes estrangeiros tenham a possibilidade de trabalhar na Espanha, compaginar uma graduação dupla com jornadas de trabalho é impensável.

OPÇÕES DE DOBLE GRADO NA ESPANHA

De modo geral, a faculdade de Administração e Direção de Empresas (ADE) é a que mais oferece combinações de doble grados, sendo combinada com cursos como: Direito, Marketing, Relações Internacionais, Economia, Psicologia e Turismo. 

No entanto, existem outras combinações de graduações que podem resultar interessantes para quem planeja estudar na Espanha. Dá só uma olhada!

  1. Atividade Física e Esporte + Nutrição  Humana e Dietética
  2. Arquitetura + Arte
  3. Ciências Ambientais + Ciências do Mar
  4. Comunicação Audiovisual + Gestão da Comunicação
  5. Comunicação Audiovisual + Publicidade
  6. Direito + Criminologia 
  7. Direito + Relações Laborais
  8. Economia + Direito
  9. Economia + Finanças
  10. Educação Infantil + Educação Primária 
  11. Educação Primária + Ciências da Atividade Física e do Esporte
  12. Engenharia Informática + Matemática
  13. Engenharia Industrial + Engenharia Elétrica
  14. Jornalismo + Gestão da Comunicação
  15. Psicologia + Criminologia 
  16. Psicologia + Segurança
  17. Psicologia + Educação Primária 
  18. Química + Biologia 
  19. Terapia Ocupacional + Enfermagem
  20. Turismo + Marketing

VALE A PENA FAZER UM DOBLE GRADO?

Considerando as vantagens, os inconvenientes e o tempo dedicado para a finalização de um duplo diploma, a resposta é estritamente subjetiva. 

Afinal, há quem esteja em dúvida sobre duas graduações, goste dos dois cursos e, por isso, prefira estudar dois anos a mais; como, por outro lado, há aqueles que querem incorporar-se quanto antes ao mercado de trabalho. 

Nesse sentido, para aqueles que ainda estão com dúvidas, é importante ter em conta que o doble grado requer um investimento (humano e financeiro) maior, de modo que a decisão não pode ser tomada às pressas. 

É preciso pensar, analisar e planejar, com calma.  

Tudo é uma questão de prioridades e objetivos individuais. Desta forma, não existe uma escolha certa ou errada que se aplique para todos. 

Mas, me conta, você estudaria um doble grado?