Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

EBAU: Conheça o ENEM da Espanha!

Saiba como ingressar no Ensino Superior da Espanha por meio da EBAU, o principal vestibular do país.

EBAU: Conheça o ENEM da Espanha!

Já se perguntou qual a via de acesso mais popular para ingressar em uma universidade da Espanha? Se sim, você já deve ter ouvido falar da EBAU, certo?

Mas, se não, tudo bem. Ao longo deste blog compartilho com você as principais informações deste vestibular espanhol, além de listar importantes dicas para estudar e se preparar para o Ensino Superior. Vamos lá? 

O QUE É A EBAU?

Também conhecida como selectividad, a Evaluación de Bachillerato para el Acceso a la Universidad (EBAU) refere-se a um vestibular nacional, realizado na Espanha, que determina o nível de conhecimento dos estudantes do Ensino Médio e sua capacidade de acessar a educação superior. 

Dividida em duas partes, comum e específica, a prova pode ser personalizada por cada estudante, de acordo com sua área de estudo. 

Ficou confuso? Não se preocupe, detalharei um pouco mais a seguir.  

A parte comum da EBAU inclui as matérias de Língua Castelhana e Literatura, Matemática, História da Espanha e uma segunda língua estrangeira. Neste caso, as matérias são comuns para todos os estudantes, sendo avaliadas por meio de perguntas de múltipla escolha e exercícios escritos.

Por outro lado, a parte específica inclui as matérias escolhidas pelo estudante. Por exemplo, se o vestibulando segue o itinerário de ciências, deverá realizar provas de Física, Química e Biologia. Porém, caso siga o itinerário de humanidades, deve realizar provas como Geografia, História, Filosofia, etc.

QUAIS SÃO AS DATAS DO EXAME?

Anualmente, duas convocatórias para a selectividad são abertas: uma ordinária (geralmente em junho) e outra extraordinária (julho ou setembro). 

Fique atento(a): ao contrário do Enem, no Brasil, as datas da EBAU são definidas por comunidade autônoma. Por exemplo, em 2023, a convocatória ordinária na Andaluzia acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, enquanto na Catalunha vai de 7 a 9 de junho.

NOTAS DE CORTE

A nota de corte nada mais é do que a nota mínima necessária para que um candidato seja selecionado para um curso superior.

São quatro os fatores que influenciam o valor da nota: o curso, a região, o número de vagas e a demanda. Por exemplo, faculdades mais concorridas tendem a ter notas de corte mais altas, enquanto aquelas menos concorridas podem ter notas de corte mais baixas.

Vale pontuar que, em alguns casos, a nota de corte é apenas um dos critérios utilizados na seleção dos candidatos. Algumas instituições de ensino também consideram fatores como carta de motivação e acreditação de idiomas.

Além disso, no caso da EBAU, a nota de corte pode variar de ano para ano, dependendo da demanda e do número de vagas disponíveis. 

Portanto, é importante ficar atento ao calendário e às informações da instituição de ensino para saber quais são as notas de corte atuais e como se candidatar ao programa desejado.

Para conhecer as notas de corte dos seus cursos de interesse, acesse: buscador notas corte. 

COMO SE PREPARAR PARA A EBAU?

De modo geral, a EBAU tem um grande impacto na vida dos estudantes, dado que determina o futuro acadêmico e possibilita o ingresso nas universidades mais prestigiadas do país. 

Nesse sentido, é recomendado que os estudantes comecem a se preparar com antecedência, pois a EBAU é uma prova complexa e que exige, na maioria dos casos, tempo, dedicação e constância. 

Para se preparar para o exame, os estudantes podem seguir várias estratégias. Separei as principais, confira!

  • Revisão contínua: a primeira estratégia, e provavelmente a mais importante, é estudar e revisar regularmente os temas das matérias que serão avaliadas. Igualmente, o vestibulando precisa estar atualizado em relação às temáticas atuais da sociedade.  
  • Simulados: outra dica essencial é realizar exercícios e exames anteriores para simular a prova. Desta forma o estudante poderá conhecer, na prática, seus pontos fortes e fracos. 
  • Cursinhos: além de estudar individualmente, os estudantes também podem optar por seguir cursos de preparação para a EBAU. Normalmente, estes cursos são dirigidos por professores especializados e fornecem orientação e metodologia específica para a prova.
  • Estudo em grupo: trabalho em equipe é uma ótima estratégia. Além de ajudar a aumentar a dose de motivação, os estudantes podem compartilhar conhecimentos, discutir conceitos e resolver problemas em conjunto. 

LISTA DE PROVAS ANTERIORES

Conheça a estrutura da prova, os estilos de perguntas e muito mais. Acesse os modelos de exames anteriores!

DICAS EXTRAS PARA MELHORAR SEU RENDIMENTO NOS ESTUDOS 

Vai prestar o vestibular espanhol? Prepare-se com estratégia!

Felizmente, existem muitas maneiras de aumentar o rendimento nos estudos, e, sem dúvidas, encontrar a abordagem que melhor se adapte ao seu estilo de aprendizagem fará total diferença nos seus resultados.

Abaixo você confere uma lista com conselhos simples e práticos para otimizar seu tempo e maximizar seu rendimento. Dá só uma olhada!

  1. Estabeleça metas: definir metas claras e alcançáveis é uma ótima maneira de manter o foco e a motivação. Por isso, sempre que possível escreva suas metas e estabeleça prazos para alcançá-las.
  2. Organize o seu tempo: estabeleça um horário regular para os estudos, crie um calendário para organizar e visualizar a distribuição do seu tempo. Essa alocação de um tempo específico para cada tarefa te ajudará a focar e evitar a procrastinação.
  3. Crie um ambiente de estudo adequado: encontre um lugar tranquilo e sem distrações para estudar. Igualmente, tenha todos os materiais necessários ao seu alcance, como livros, papel e caneta.
  4. Descanso e exercícios: tenha momentos de desconexão, para descansar e se exercitar. O corpo e a mente precisam de tempo para se recuperar e melhorar a concentração e a memória.
  5. Seja positivo: manter uma atitude positiva é fundamental para o sucesso. Acredite em você e em sua capacidade de aprender.