Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

O que é o empadronamiento na Espanha? Como fazer?

Se mudou para a Espanha e precisa realizar o empadronamiento na cidade de residência? Confira o blog e saiba como fazer a sua solicitação

O que é o empadronamiento na Espanha? Como fazer?

Engana-se quem pensa que basta receber o visto para viver legalmente na Espanha. E, se você faz parte do grupo de pessoas que está planejando morar, a curto, médio ou longo prazo neste país iberico, provavelmente deve ter ouvido falar no empadronamiento, um trâmite necessário para todos aqueles que se mudam ao país. 

No blog de hoje eu te conto um pouco mais sobre o que é de fato o empadronamiento, quais os documentos necessários para a solicitação e como realizar o seu. Confira!

O QUE É O EMPADRONAMIENTO?

Realizado tanto por estrangeiros, quanto por nativos, o empadronamiento é um processo essencial para viver legalmente na Espanha. Na prática, trata-se de um registro municipal que certifica a residência dos cidadãos, com a finalidade de ter um controle sobre quantas pessoas vivem em determinada região. 

Além disso, o empadronamiento permite que os moradores tenham acesso a determinados processos e serviços, como, por exemplo, solicitar o cartão de saúde pública, trocar a CNH brasileira para a espanhola, renovar o cartão de identidade (TIE), abrir conta bancária e solicitar a regularização de residência. 

COMO E ONDE SOLICITAR? 

Para “empadronarse” são necessários, na maioria dos casos, os seguintes documentos:

  • Passaporte ou TIE (cópia e original);
  • Contrato de aluguel (cópia e original) ou contrato de compra do imóvel;
  • Comprovante de pagamento do último mês de aluguel, se aplicável;
  • Folha de inscrição disponibilizada pelo município, devidamente preenchida e assinada. 

A solicitação de empadronamiento pode ser feita na prefeitura do município de residência ou nas unidades de distritos habilitadas em cada bairro. Vale lembrar que, em algumas regiões, é possível solicitar o agendamento da solicitação por telefone ou pela internet. 

CERTIFICADO DE EMPADRONAMIENTO

Após a finalização do processo, caso necessário, é possível solicitar o certificado de empadronamiento à prefeitura. Este documento, por sua vez, é utilizado para acreditar que você de fato reside legalmente em dada região da Espanha e é solicitado em situações como:

  • Matrimônio ou pareja de hecho;
  • Troca de nome ou sobrenome;  
  • Declaração de herdeiros;
  • Residência por arraigo;
  • Reconhecimento de situação de dependência. 

Ademais, o certificado de empadronamiento também é utilizado para comprovar o tempo de residência na Espanha. Por isso, é considerado fator essencial para aqueles que desejam solicitar a nacionalidade espanhola por critério de residência. 

Precisa de ajuda para solicitar o seu empadronamiento? Conte comigo! Envie um email para info@amandakalil.com e eu entrarei em contato com você o mais rápido possível!

× Enviar mensagem