Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Tipos de estudos universitários na Espanha

Está pensando em iniciar um curso superior no exterior? Conheça as opções de estudos universitários na Espanha!

Tipos de estudos universitários na Espanha

Já pensou em iniciar seus estudos universitários na Espanha ou proporcionar essa experiência aos seus filhos? Quer dar um up no seu currículo acadêmico, conhecer uma nova cultura e ainda aprimorar o idioma? Então, este blog é para você!

Acompanhe a leitura, confira quais são os tipos de estudos universitários disponíveis em território espanhol e escolha o que melhor se adéqua aos seus planos!

GRADUAÇÃO

O primeiro ciclo de estudos universitários na Espanha é a graduação. Uma formação que permite um estudo geral sobre uma determinada profissão, como é o caso, por exemplo, da faculdade de medicina. 

A duração do curso de graduação, assim como no Brasil, depende da carreira escolhida. No entanto, de modo geral, é de quatro anos.

Já no que se refere ao acesso, existem diferentes vias, sendo as mais comuns:  

  • Vestibular PCE: exames direcionados exclusivamente a estudantes estrangeiros que querem iniciar uma faculdade na Espanha.
  • Vestibular EBAU (selectividad): vestibular geral, ou seja, se estende tanto a espanhóis quanto a estrangeiros. 
  • Via de acesso por meio exclusivo da nota do ensino médio: não é necessário realizar provas, apenas apresentar os estudos homologados do ensino médio (Somente algumas universidades oferecem essa modalidade, como as Universidades da comunidade autônoma de Andaluzia e na Universidad Castilla-La Mancha). 

CURSOS DE GRADUAÇÃO MAIS PROCURADOS NA ESPANHA

Se você ainda não tem muito claro qual faculdade fazer, deixo abaixo quais são os estudos universitários, nível graduação, mais demandados no mercado de trabalho espanhol, segundo dados da Adecco. Dá só uma olhada!

Ciências Sociais e Jurídicas
Administração e Direção de Empresas
Ciências do Trabalho e Recursos Humanos
Direito 
Comércio e Marketing
Engenharia e Arquitetura
Engenharia Informática
Engenharia Industrial
Engenharia Mecânica
Engenharia Eletrônica
Ciências da Saúde
Medicina e Biomedicina
Enfermagem
Psicologia
Farmácia
Ciências
Biologia
Química
Matemática
Ciências do Mar
Artes e Humanidades
Filologia
Artes e Desenho
Tradução
Humanidades

MESTRADO

O mestrado (máster) é um nível de pós-graduação que permite que o estudante adquira uma formação mais especializada, centrada em um ramo de conhecimento ou objeto de estudo concreto.

A duração dos mestrados na Espanha pode variar entre um e dois anos e, claro, um dos requisitos imprescindíveis para solicitar uma vaga nestes tipos de estudos universitários é aportar um diploma de graduação. 

EXEMPLOS DE MESTRADOS NA ESPANHA

Existem numerosos programas de mestrado espalhados pela Espanha. No entanto, assim como para a graduação, existem aqueles que têm uma melhor acesso ao mercado de trabalho. Confira alguns exemplos!

  • Máster Universitario en Gestión de la Calidad en los Servicios de Salud
  • Máster Universitario en Medicina de Urgencias-Emergencias
  • Máster en Big Data
  • Máster en Ciberseguridad
  • Máster en Data Science.
  • Máster en Dirección de Empresas – MBA
  • Máster en Business Analytics
  • Máster en Business Intelligence
  • Máster Universitario en Ingeniería del Software
  • Máster Universitario en Dirección Financiera

Vale lembrar que na Espanha é possível encontrar mestrados oficiais e não oficiais. Enquanto o primeiro caso se refere aqueles cursos regulados pela ANECA (Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Credenciamento), o outro não necessita ter critérios específicos da ANECA.

Adicionalmente, outra informação fundamental é que, na Espanha, existem mestrados habilitantes e não habilitantes. 

  • Mestrado habilitante: essencial para o exercício de uma profissão. Por exemplo, para que uma pessoa formada em matemática possa dar aula em uma escola, ela deve possuir um mestrado – o mesmo se aplica para outras profissões, como advogados e  psicólogos. 
  • Mestrado não habilitante: pode ser cursado ​​por qualquer pessoa com um diploma de graduação, independentemente da profissão e da carreira estudada previamente. 

DOUTORADO 

O doutorado é o nível de estudos universitários que vem depois do mestrado, por isso é chamado estudo de terceiro ciclo. 

Para o doutorado é necessário que o estudante tenha familiaridade e goste da área de investigação científica, já que se dedicará a atividades deste ramo por no mínimo 3 anos. 

Dado essa característica investigativa, é comum que os estudantes que escolhem iniciar um doutorado queiram ser docentes universitários. 

A estrutura do plano de estudos para o doutorado é organizada e gerida por cada universidade. Alguns exemplos de instituições de ensino na Espanha que oferecem programas doutorais são:

  1. Universidade Autônoma de Barcelona – UAB
  2. Universidade Pablo de Olavide – UPO
  3. Universidade de Salamanca – USAL
  4. Universidade Santiago de Compostela – USC
  5. Universidade Carlos III de Madri – UC3M
  6. Universidade de Granada – UGR
  7. Universidade de Murcia – UM
  8. Universidade de Valência – UV
  9. Universidade de Burgos – UBU
  10. Universidade de Vigo – UVIGO

PRECISA DE AJUDA PARA ESCOLHER SEU CURSO UNIVERSITÁRIO? CONTE COMIGO!

Seja graduação ou pós-graduação, eu sei que a escolha de estudar fora do país é mais complexa do que parece e contem várias etapas. Por isso, para te ajudar neste processo, ofereço um serviço completo e personalizado de assessoria universitária.

Além disso, como advogada especializada em imigração, poderei te auxiliar em todas as burocracias e trâmites para que você possa mudar de país com tranquilidade, segurança e, principalmente, de forma legal. 

Para saber mais detalhes, envie um email para info@amandakalil.com ou marque uma consulta na minha Agenda Virtual

× Enviar mensagem