Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

As 10 melhores universidades da Espanha em 2022

Conheça as universidades da Espanha que mais se destacaram ao longo do ano e escolha seu próximo destino de estudo!

As 10 melhores universidades da Espanha em 2022

Quer estudar no exterior ou oferecer essa oportunidade aos seus filhos, mas ainda está em dúvida sobre qual das universidades da Espanha escolher? Hoje te apresento os centros de ensino superior, públicos e privados, mais bem avaliados do país em 2022. 

Antes de tudo, preciso sinalizar: a lista apresentada neste blog se baseia na pequisa anual da revista Forbes, cujos critérios de avaliação são estabelecidos e analisados ​​por um comitê internacional de especialistas em educação. 

Mas, caso você queira conferir outros rankings, ao final do artigo disponibilizo alguns links confiáveis para complementar a sua busca!

1. UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA 

Pública e com sede na cidade de Santiago de Compostela, Galícia, a USC  é uma das universidades mais antigas do país. 

Amplamente conhecida por seu histórico de excelência, oferece mais de 40 graduações, dentre as quais: língua e literatura espanhola, matemática, biotecnologia, enfermagem, farmácia, medicina, direito e robótica. 

Além disso, para aqueles que buscam cursos de pós-graduação, a instituição oferece opções de mestrados e programas de doutorado.

Já em relação aos preços, os valores dos créditos (ECTS) variam entre 9,85 e 13,93 euros. 

2. UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA DE COMILLAS

Privada e cristã, a Universidade Pontifícia de Comillas, localizada em Madri, se destaca pela projeção profissional, alcançando uma taxa de quase 100% de inserção laboral de seus alunos graduados. 

Sua oferta acadêmica conta com cursos de graduação e pós nas áreas de engenharia, empresarial, social e humana, sanitária, jurídica, teológica e canônica. 

Já quanto ao valor do crédito, os preços variam entre 120 e 250 euros. 

3. UNIVERSIDADE DE NAVARRA

Privada e com campus em  Pamplona, San Sebastián e Madri, é conhecida por seus grandes investimentos em investigação acadêmica e por seu corpo docente, cerca de 95% de seus professores são doutores. 

Com créditos que variam entre 170 e 282 euros, a UNAV possui alguns cursos considerados referência em toda a Espanha, como, por exemplo: jornalismo, comunicação audiovisual, nutrição, medicina, enfermagem e relações internacionais. 

4. UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE MADRI

Sem dúvidas, uma das universidades da Espanha mais conhecidas por nativos e estrangeiros, a UAM é uma instituição pública e se destaca pelos altos valores investidos em bolsas e auxílios para seus estudantes.

Com créditos que variam entre 21,39 e 26,17 euros, a universidade dispõe de mais de 50 opções de graduações, sendo: direito, física, psicologia, administração e direção de empresas, enfermagem, medicina e química os cursos mais demandados anualmente. 

5. UNIVERSIDADE CEU SAN PABLO

Privada e localizada na cidade de Madri, conta com 100% de inserção laboral de seus alunos após finalização da graduação, um número possível graças aos mais de 9.000 convênios que a instituição possui com empresas no país. 

Por consequência, o maior destaque da uspCEU perante as demais é o seu alto investimento na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. 

Algumas das opções de graduações disponíveis são: fisioterapia, nutrição, administração e direção de empresas, arquitetura, arte digital, bioinformática e dados massivos —  com créditos que variam entre 80 e 269 euros. 

6. UNIVERSIDADE DE SALAMANCA

Pública e fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é, junto com a Universidade de Paris e Oxford, uma das mais antigas de todo o continente. 

Com 68 cursos de graduação, a USAL tem créditos que variam entre 12,59 e 22,32 euros para faculdades de todas as áreas de conhecimento. 

Antropologia, belas-artes, criminologia, economia, educação social, estatística, tradução e interpretação, engenharia civil e odontologia são algumas das opções disponibilizadas por este centro de ensino.   

7. UNIVERSIDADE COMPLUTENSE DE MADRI

A UCM faz parte das universidades da Espanha com maior prestígio nacional e internacional.

Pública e com uma oferta de mais de 90 títulos de graduação, conta com uma das melhores bibliotecas do país e com ótimos projetos de investigação acadêmica, somando 168 programas de pós-graduação.

Cursos como farmácia, magistério, matemática, odontologia e psicologia costumam ser uns dos mais disputados da instituição. 

Quanto aos valores, o crédito pode ficar entre 21,39 e 136,44 euros, a depender do curso escolhido. 

8. UNIVERSIDADE DE VALÊNCIA

Pública, com larga tradição acadêmica (fundada em 1499), a UV é conhecida pela promoção da cultura e do idioma da comunidade valenciana. 

O valor de seus créditos vão de 13,16 a 20 euros e se aplicam para cursos das áreas de arquitetura e engenharia, ciências sociais e jurídicas, artes e humanidades, ciências, ciências da saúde.  

9. UNIVERSIDADE DE ALMÉRIA

Localizada na província de Alméria, na Andaluzia, a UAL oferece 34 cursos de graduação, 47 opções de mestrados e 14 programas de doutorados, com valores que rondam a casa dos 12 e 64 euros/crédito. 

Focada em mitigar seus impactos ambientais, as maiores linhas de investigação da universidade estão relacionadas ao âmbito agroalimentar e meio ambiental. 

Alguns dos cursos disponíveis são: engenharia agrícola, biotecnologia, medicina, ciências ambientais, humanidades, trabalho social, turismo e economia. 

10. UNIVERSIDADE DE A CORUNHA

Para encerrar a lista de universidades da Espanha, temos a universidade pública de A Corunha, localizada na região da Galícia, ao norte do país. 

Ao total, são 50 cursos de graduação, dentre os quais: estudos linguísticos e literários de galego e português, nanociência e nanotecnologia, química, podologia, terapia ocupacional, gestão industrial da moda, relações laborais e recursos humanos. 

Na UDC, o crédito custa entre 9,85 e 13,93 euros. 

OUTROS RANKINGS PARA CONSULTAR 

Além da lista Forbes, é possível consultar outros rankings que indicam as universidades da Espanha, a nível nacional e global, que mais se destacaram ao longo do ano. Abaixo deixo algumas opções para você acessar: 

× Enviar mensagem