Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Como mudar visto de estudante para a autorização de busca de trabalho na Espanha?

Você sabia que é possível trocar o visto de estudante por um visto de busca de trabalho na Espanha? Algumas regras se aplicam e no blog você confere quais!

Como mudar visto de estudante para a autorização de busca de trabalho na Espanha?

Recorrentemente recebo em minhas redes sociais e canal no YouTube perguntas sobre a possibilidade de trocar o visto de estudante por um de trabalho. Por isso, criei este blog, para ajudar você a tirar de uma vez por todas essa dúvida: é possível receber autorização de trabalho na Espanha depois de um período de estudo? A resposta está logo abaixo. Confira!

AUTORIZAÇÃO DE BUSCA DE TRABALHO NA ESPANHA

Em 2018, o Governo da Espanha criou uma lei para que os estrangeiros que concluam os estudos em uma instituição de ensino superior espanhola autorizada possam residir no país para buscar trabalho ou abrir um negócio próprio

Apesar de o objetivo do decreto ser facilitar a permanência de profissionais altamente qualificados e atrair empreendimentos estrangeiros para o território espanhol, é preciso estar atento. A autorização de busca de trabalho tem alguns requisitos indispensáveis. 

Em primeiro lugar, a mudança para esta categoria de autorização só é concedida para aquelas pessoas que estudaram um curso de nível superior, não aplicando-se para aquelas que detenham um visto de estudante direcionado para um curso de idioma, por exemplo.

Em segundo lugar, a autorização de busca de trabalho tem duração de 12 meses e não é renovável. Além disso, uma vez recebida a proposta de contratação para uma vaga na área de formação ou já ter preparado um plano de negócio, o interessado deve solicitar uma autorização de trabalho correspondente.

QUANDO FAZER A SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA?

A solicitação da mudança pode ser feita 60 dias antes ou 90 dias depois do fim do visto de estudante. Para saber a data de vencimento, basta verificar os dados disponibilizados na TIE – o cartão de identidade do estrangeiro na Espanha. 

O processo é feito de maneira telemática e tem por objetivo analisar a veracidade do título de educação superior, assim como verificar se o candidato realizou a contratação de um seguro médico para o período de residência e se dispõe de recursos financeiros suficientes para se manter no país enquanto busca emprego. 

Segundo o Ministério de Trabalho e Economia Social da Espanha, a acreditação financeira é feita por meio  de uma declaração, na qual o solicitante precisa detalhar os meios econômicos que comprovam a suficiência de recursos. Você pode, por exemplo, mostrar seus extratos bancários. 

PRAZO DE RESOLUÇÃO

O governo estabelece o prazo de 20 dias para a resolução da solicitação de autorização para busca de trabalho. Sendo que, transcorrido o prazo estipulado, e não havendo resposta, a solicitação se entende como concedida por silêncio administrativo. 

PODE MUDAR DIRETAMENTE DE ESTUDO PARA TRABALHO?

Sim, é possível. Se você já concluiu seus estudos superiores e já tem a oferta firme de trabalho ou já possui seu plano empresarial pode solicitar a mudança do visto de estudante diretamente para o visto de trabalho correspondente.

Caso você precise de ajuda para iniciar o seu trâmite de troca de visto de estudante, entre em contato via email (info@amandakalil.com) ou agende uma consulta diretamente na minha agenda virtual

Com a  assessoria personalizada, te auxiliarei em todo o processo de mudança de autorização, desde a validação da documentação necessária, até a abertura de um recurso, se aplicável. Um serviço integral para que você possa alcançar o objetivo de trabalhar legalmente na Espanha. 

× Enviar mensagem