Pós-graduação na Espanha: o que você precisa saber

Estudar uma pós-graduação na Espanha exige um bom planejamento. Confira o artigo e conheça informações-chave para dar início ao seu processo

Pós-graduação na Espanha: o que você precisa saber

Especializações, MBAs, mestrados e doutorados. Fazer uma pós-graduação na Espanha é uma oportunidade que agrega acadêmica, profissional e culturalmente. Com instituições de ensino de qualidade distribuídas pelas províncias do país, escolher o destino de estudo exige muita pesquisa e planejamento. E é disso que vamos falar no artigo de hoje. Confira! 

OFERTA DE ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ESPANHA

Entre os países mais procurados por brasileiros, a Espanha é um excelente destino para quem deseja especializar-se em uma área de estudo, seja para fins voltados ao mercado de trabalho ou para a pesquisa acadêmica. 

O sistema universitário do país está composto por 83 universidades, sendo 50 públicas e 33 privadas. E, no que diz respeito à oferta de estudos de pós-graduação na Espanha, atualmente existem mais de 3600 titulações oficiais de mestrado (incluindo os com saída profissional e os com saída acadêmica) e 1156 programas de doutorado. 

Quanto à distribuição das universidades no território espanhol, cada comunidade autônoma possui ao menos um centro de ensino reconhecido pelo Governo. No entanto, algumas regiões do país contam com maior concentração de instituições, são elas: Comunidade de Madrid, Catalunha, Andaluzia e Comunidade Valenciana. 

Já no que se refere a oferta de estudo por áreas de conhecimento, as titulações com mais ofertas são, respectivamente: 

  1. Negócios, administração e direito
  2. Engenharia, indústria e construção
  3. Saúde e serviços sociais
  4. Ciências sociais, jornalismo e documentação
  5. Artes e humanidades
  6. Ciências
  7. Educação
  8. Serviços
  9. Informática
  10. Agricultura e veterinária 

COMO ESCOLHER UMA PÓS-GRADUAÇÃO NA ESPANHA?

Diante da possibilidade de estudo em diferentes áreas e províncias da Espanha, como escolher para qual centro de ensino aplicar para uma vaga? A resposta é quase unânime: com muita pesquisa. 

Quer uma ajuda para iniciar o seu processo de pesquisa? Acessando o Estudios y Universidades você visualiza uma lista com todas as universidades da Espanha, divididas por comunidade autônoma, e é redirecionado para o site institucional de cada uma, basta clicar no nome da instituição. 

Mas, lembre-se, não há um padrão fixo para fazer a escolha da universidade, já que cada profissional tem um objetivo de carreira. Por isso, é sempre importante considerar as suas prioridades e as suas condições financeiras. Nem sempre a melhor pós-graduação ou a melhor cidade para alguém da sua área de atuação, é também a melhor para você.  

Por outro lado, alguns pontos podem ser tidos em consideração para facilitar na hora de listar  instituições de interesse para  pós-graduação na Espanha. 

Em primeiro lugar, é importante entender quais centros oferecem cursos na sua área, caso haja muita oferta em diferentes instituições, vale identificar quais estão melhores posicionados nos rankings de educação nacionais e internacionais. 

Dica extra: Segundo o ranking de Shanghai, das 500 universidades destaques do mundo, 13 são espanholas. Em âmbito nacional, no Ranking CYD você consegue comparar o rendimento das universidades espanholas tanto em caráter geral quanto por área de estudo. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Passado o primeiro passo de conhecer as opções de universidades que oferecem pós-graduação na Espanha, é chegada a hora de separar a documentação necessária para iniciar o processo de candidatura às vagas. 

De modo geral, cada programa de pós tem autonomia para estabelecer critérios de seleção, bem como documentos a serem apresentados. Contudo, alguns são indispensáveis na maioria dos cursos, são eles: diploma de graduação, histórico acadêmico e certificado de proficiência em espanhol. Todos devidamente legalizados e traduzidos.  

Outros requisitos comuns são: acreditação de nível de um segundo idioma (como o inglês), experiências profissionais ou acadêmicas prévias e uma carta de motivação.     

BOLSAS DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ESPANHA

Sabemos que estudar fora do Brasil exige não só um bom planejamento, como também um investimento financeiro. Porém, também é possível fazer pós-graduação na Espanha gastando uma quantia menor, isso porque existem algumas bolsas de estudo para o país. Dentre elas:

  • Bolsas Santander: os programas do Santander oferecem auxílio financeiro para estudantes de pós-graduação na Espanha e contam com bolsas de estudo integrais e parciais para distintas universidades. 
  • Fundação Carolina: a iniciativa do Governo espanhol conta com bolsas para pós-graduação na Espanha voltadas especialmente para estrangeiros oriundos de países pertencentes à comunidade Ibero-americana. 

ASSESSORIA PARA O PROCESSO DE INGRESSO

Precisa de auxílio na hora de escolher para qual universidade aplicar para um curso de pós-graduação na Espanha? Tem dúvidas sobre como legalizar, traduzir e enviar os documentos exigidos pelas universidades? Conte com uma assessoria personalizada!

Envie um email contando um pouco mais sobre o seu caso para info@amandakalil.com ou acesse o link e preencha o formulário de contato. Chegou a hora de tirar o seu plano do papel! 

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma