Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Provas para nacionalidade espanhola: o que você precisa saber

Pretende dar entrada no processo de dupla cidadania? Saiba quais são as provas para nacionalidade espanhola e como se preparar para elas

Provas para nacionalidade espanhola: o que você precisa saber. 

O processo para cidadania na Espanha é longo e exige diferentes documentos, um deles é o certificado de aprovação nas duas provas para nacionalidade espanhola, assunto central do blog de hoje.

Nos próximos tópicos você confere quais são as provas exigidas, suas principais características, estrutura e muito mais. Separe um papel para fazer suas anotações e boa leitura!

QUAIS SÃO AS PROVAS PARA NACIONALIDADE ESPANHOLA?

Afinal, quais são as duas provas para nacionalidade espanhola exigidas para aquisição da cidadania? A primeira é a de Conhecimentos Constitucionais e Socioculturais da Espanha, ou, resumidamente, CCSE. 

A segunda prova é o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira, que acredita o nível de conhecimento no castelhano segundo os níveis do Quadro Comum Europeu: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. 

Ambas as provas para nacionalidade espanhola são aplicadas pelo Instituto Cervantes, havendo convocatórias na Espanha e em diversos países, incluindo o Brasil.

O QUE É A PROVA CCSE?

A prova CCSE nada mais é do que um exame que avalia os conhecimentos dos solicitantes acerca da constituição, da realidade social e cultural da Espanha.  Sendo requisito obrigatório para todos aqueles que desejam iniciar um processo de nacionalidade espanhola por critério de residência. 

Com duração de 45 minutos, a prova para nacionalidade espanhola consiste em um exame múltipla escolha com um total de 25 questões. Assim, para aprovar, é preciso acertar ao menos 15 das 25 perguntas, ou seja, um 60%.

Em termos de conteúdo, 60% das questões são sobre Governo, legislação e participação do cidadão no país e 40% sobre cultura, história e sociedade espanhola. 

No site do próprio Instituto é possível encontrar material para se preparar para a prova. Além disso, no site Prueba CCSE você consegue testar seus conhecimentos de forma gratuita. 

QUANDO FAZER A CCSE?

De modo geral, as convocatórias para a prova ocorrem uma vez por mês, com exceção dos meses de férias (agosto e dezembro). Em 2021 o valor do exame ficou fixado em 85 euros, mas pode variar nos próximos anos. 

A inscrição e o pagamento da taxa são feitos online, diretamente no site do Instituto Cervantes. Para saber qual o centro examinador mais perto de você, confira o mapa  de localização

O QUE É A PROVA DELE?

Assim como a CCSE, o DELE é uma prova para nacionalidade espanhola regulamentada pelo Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha. No entanto, neste exame, o conteúdo pode variar segundo o nível solicitado. O que isso significa? Quanto mais alto o nível do idioma, mais alto o grau de dificuldade das questões  e também o preço da inscrição. 

Para solicitar a nacionalidade espanhola o Governo espanhol exige ao menos o nível A2, mas, caso você tenha um maior domínio do castelhano, vale a pena realizar a prova para o B1 ou B2, deste modo poderá utilizar o certificado para outras finalidades, como o ingresso em uma instituição de ensino da Espanha.  

No caso do diploma nível A2,o exame está dividido em 4 partes (compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escritas, expressão e interação oral), com um tempo total máximo de 2 horas e 49 minutos. 

Para ser aprovado no exame é necessário que a soma de pontos da parte de leitura e da expressão escrita seja igual ou superior a 30. Do mesmo modo, a soma da pontuação da prova de compreensão auditiva e expressão oral deve ser de 30, como mínimo.

QUANDO FAZER O DELE?

Geralmente, o Instituto Cervantes abre anualmente cerca de 7 convocatórias para o exame DELE. Em 2021, por exemplo, a prova pôde ser feita nos meses de fevereiro, abril, maio, julho, setembro, outubro e novembro. 

No entanto, vale ficar atento ao fato de que nem todas as convocatórias contemplam todos os níveis do idioma. Por isso, é necessário verificar no site oficial os detalhes da convocatória de interesse.  

Atualmente, o valor da taxa cobrado pelo Instituto Cervantes São Paulo para a realização da prova é de R$254,00 para o nível A2 e R$283 para o B1. 

O QUE FAZER APÓS AS PROVAS PARA NACIONALIDADE ESPANHOLA?

Agora que você já sabe quais são as provas para nacionalidade espanhola e quais suas principais características, é chegada a hora de separar os outros documentos para solicitar a sua cidadania na Espanha. 

Acesse o artigo sobre nacionalidade espanhola por residência e saiba mais sobre os próximos passos a serem dados para adquirir a sua dupla cidadania. E, não se esqueça, se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda na legalização dos seus documentos, você pode agendar diretamente uma consulta comigo ou entrar em contato por meio do email: info@amandakalil.com.

× Enviar mensagem