Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

TIE: Guia completo para solicitar a sua

Requisito obrigatório para residir legalmente na Espanha, a Tarjeta de Identidad de Extranjero (TIE) é um documento físico adquirido já em território espanhol

TIE: Guia completo para solicitar a sua

Morar legalmente na Espanha é um processo que passa por diferentes burocracias, desde a emissão do visto em território brasileiro, até a formalização da residência ou estância, com o empadronamiento e a TIE.  

Mas, calma, na minha sessão de blog eu te ajudo a entender um pouco melhor os passos a serem dados para viver na Espanha dentro da lei. E, no artigo de hoje, você vai conferir o que é a TIE e um guia completo para solicitar a sua. Separe papel e caneta para fazer anotações e boa leitura!

O QUE É A TARJETA DE IDENTIDAD DE EXTRANJERO?

A Tarjeta de Identidad de Extranjero (Cartão de Identidade de Estrangeiro), ou simplesmente TIE, é um documento físico que identifica o estrangeiro, o equivalente ao RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) no Brasil. O cartão pode ser solicitado em casos de vistos e autorizações de longa duração, ou seja, superior a 6 meses, seja para residir, trabalhar ou estudar. 

Ao contrário do que muitos pensam, a TIE e o NIE não são sinônimos. Enquanto a primeira faz referência ao documento físico que formaliza a estância ou residência legal na Espanha, o segundo é apenas o número de identificação. Em outras palavras, o NIE é o número que consta na TIE.  

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Antes de ir ao departamento de estrangeiros da polícia nacional espanhola (Comisaría de Polícia Nacional), é preciso ter em mãos os documentos obrigatórios para solicitação da TIE. São eles:

  • Comprovante de agendamento de solicitação (pode ser no celular mesmo);
  • Formulário de solicitação (devidamente preenchido) impresso; 
  • Formulário e comprovante de pagamento da taxa de emissão impresso;
  • Passaporte original e visto (ou autorização) válidos;
  • Foto 3×4 recente, colorida e em fundo branco;
  • E, em algumas províncias da Espanha (ex. Valencia) vão exigir o certificado de empadronamiento. 

COMO SOLICITAR A TIE?

A solicitação da Tarjeta de Identidad de Extranjero é feita de forma presencial, na Comisaría de Polícia Nacional mais próxima do local de residência. No entanto, é necessário fazer um agendamento prévio, este, por sua vez, é feito online. 

O passo a passo para fazer o agendamento você confere abaixo:

  1. Acesse a Sede Eletrónica de Administraciones Públicas
  2. Selecione a província de residência 
  3. Deixe o campo “Cualquier Oficina” marcado
  4. Em “Trámites Cuerpo Nacional de Polícia” marque a última opção, ou seja, “Polícia-Toma de Huellas (Expedición de Tarjeta) y Renovación de Tarjeta de Larga Duración”. 
  5. Role a página até o final e clique no botão “Aceptar”
  6. Baixe o pdf do “Formulario de solicitud modelo EX17” e o formulário da taxa  “Modelo 790 Código 012
  7. Clique no botão “Entrar”
  8. Digite o número do seu passaporte ou, caso já tenha o seu NIE, informe no campo indicado. Do mesmo modo, preencha o formulário com seu nome completo e país de nacionalidade. 
  9. Se é a primeira emissão da TIE, deixe o campo “Fecha de Caducidad de su tarjeta actual” em branco e clique no botão “Aceptar”. 
  10. Clique em “Solicitar Cita
  11. Verifique as oficinas disponíveis e selecione uma (algumas províncias contam apenas com uma opção).  
  12.  Clique em “Siguiente”
  13. Preencha os campos de informação complementar (telefone e email) e clique no botão “Seguir”. 
  14. Em seguida aparecerão as datas e horários disponíveis para agendamento. Caso apareça a informação “En este momento no hay citas disponibles” tente realizar a solicitação de cita em outro horário.
  15. Em seguida, você receberá um código via sms. Digite o código na página da solicitação e confirme a sua cita.
  16. Baixe o comprovante e leve-o no dia marcado, acompanhado de todos os outros documentos citados anteriormente.

E aí, ficou um pouco mais claro agora? Espero ter conseguido te ajudar com este passo a passo da TIE. Caso precise de auxílio com alguma parte do seu processo de imigração, entre em contato comigo via email (info@amandakalil.com) ou marque uma consulta. Ficarei feliz em poder te ajudar! 

× Enviar mensagem