Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Tipos de vistos possíveis para médicos trabalharem na Espanha

Exerça a sua profissão no exterior! Saiba quais são os vistos para médicos trabalharem na Espanha.

Tipos de vistos para médicos trabalharem na Espanha

Se formou em medicina ou ainda está estudando, mas gostaria de exercer a sua profissão no exterior? Então, esse artigo que preparei vai te ajudar!

Acompanhe a leitura e saiba quais são os tipos de vistos para médicos que querem trabalhar na Espanha. 

ANTES DE TUDO: HOMOLOGAÇÃO!

Eu costumo dizer que o primeiro passo a ser dado por médicos que desejam trabalhar na Espanha é homologar o diploma. Um trâmite obrigatório, que pode demorar mais de um ano e, por essa razão, quanto antes realizado, melhor!

A homologação nada mais é que um processo realizado pelo Ministério de Universidades e que avalia se as matérias estudadas no país onde se realizou a graduação são equivalentes aos conteúdos estudados na Espanha. 

Somente após a finalização da homologação será possível se registrar no Colégio de Médicos da Espanha e, por fim, estar apto para exercer legalmente a profissão no país e solicitar algum dos vistos para médicos. 

VISTOS PARA MÉDICOS TRABALHAREM NA ESPANHA

De fato, é indiscutível que a homologação é um passo primordial. No entanto, não é o único. O reconhecimento do diploma de medicina não garante a autorização de residência na Espanha.

Por que digo isso? Bem, assim como para outras profissões, para trabalhar na Espanha é necessário ter uma proposta de emprego. Ou seja, não basta ter o diploma se não tiver a vaga. Mas, calma, vamos por partes. 

Em primeiro lugar, se você tiver alguma cidadania europeia, o processo pode ser mais simples, já que poderá residir na Espanha ainda que não tenha uma oferta de trabalho.

Em segundo lugar, se a cidadania europeia não é uma opção, você poderá solicitar algum dos 4 tipos de vistos para médicos que apresento a seguir!

1. VISTO DE ESTUDANTE

O primeiro visto que quero te apresentar é o de estudo, uma autorização de estância na Espanha que pode ser solicitada por aqueles que vão prestar ou já foram aprovados no MIR (Médico Interno Residente).

Após a conclusão do tempo de residência médica e, consequentemente, o fim do visto de estudos, você terá duas opções para seguir morando na Espanha.

  • A primeira é ter um contrato de trabalho. Ou seja, ter uma oferta de emprego que possibilite a troca do “status” de estudante para uma autorização de trabalho.
  • A segunda opção é solicitar a autorização de busca de trabalho. Uma modalidade que te garante residência legal durante até 12 meses para encontrar uma oferta de emprego na sua área de estudo.

Por último, preciso destacar que caso você queira vir à Espanha fazer um cursinho para o MIR, ou seja, se preparar para a prova, também pode solicitar o visto de estudante. O mesmo se aplica em casos de estudos de mestrados e doutorados. 

Contudo, fique atento(a): você precisa se matricular em alguma instituição reconhecida que ofereça o curso em modalidade presencial e que seja a jornada completa. 

Saiba mais sobre os requisitos do visto de estudante acessando: Requisitos Visto de Estudo

Atenção: a autorização de estudos não conta para o tempo de nacionalidade por critério de residência. 

2. VISTO DE RESIDÊNCIA NÃO LUCRATIVA

Se o seu objetivo é ter a nacionalidade espanhola o mais rápido possível e você tem condições de se manter na Espanha sem trabalhar, esse visto é uma excelente opção.

Com essa autorização você poderá morar na Espanha, podendo escolher se estuda ou não. E, após 2 anos, solicitar a nacionalidade espanhola.

Uma vez com a cidadania, você poderá exercer a profissão de médico livremente em território espanhol.

Das categorias de vistos para médicos essa é a que exige uma maior comprovação de recursos financeiros. Mais precisamente, 400% por mês do valor do IPREM

Confira todos detalhes para solicitar essa autorização em: Visto de Residência Não Lucrativa na Espanha.

3. VISTO DE TRABALHO

Outra das opções de vistos para médicos é o de trabalho, ou seja, conseguir uma oferta ainda estando no Brasil.

Neste caso, o empregador deve estar disposto a tramitar, desde a Espanha, uma autorização de trabalho para que você possa solicitar o visto em um dos consulados brasileiros.

O processo é simples, mas não é fácil. Digo isso por dois motivos:

1) O empregador tem que cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo Governo espanhol, como, por exemplo, comprovar a urgência e a importância da contratação.

2) A Espanha não tem escassez de médicos e, portanto, para uma empresa é muito mais fácil e rápido contratar um médico que já está legalmente no país.

Não digo isso para te desanimar, é um caminho possível e que depende, principalmente, de muita pesquisa e de criar um bom networking com profissionais da área.

4. PROFISSIONAIS ALTAMENTE QUALIFICADOS

A autorização de residência para profissionais altamente qualificados é a quarta categoria de visto que quero te apresentar.

Trata-se de uma via que permite que profissionais com nível de educação superior ou com mais de 5 anos de experiência em cargos diretivos trabalhem na Espanha.

Igual que o visto de trabalho, nesta opção é a empresa interessada quem solicita e tramita a autorização junto ao governo espanhol.

O diferencial desse processo é que ele pode ser realizado tanto se você ainda estiver no Brasil, como se já se encontrar em território espanhol de forma regular.

Adicionalmente, a autorização de residência também se estende aos familiares diretos, como cônjuge e filhos.

Ademais, é trâmite rápido, normalmente em 40 dias o profissional já resolvemos todos os procedimentos.

Para te dar um ânimo a mais, deixo aqui um caso de sucesso de uma das minhas clientes. Dá o play no vídeo e confira!

OUTRAS INFORMAÇÕES QUE PODEM TE AJUDAR

Você deve ter notado que até escolher um dos vistos para médicos muitos outros fatores estão envolvidos, alguns dos quais eu nem citei neste texto, porque, ainda que eu escrevesse um ebook, no final das contas, é uma decisão muito pessoal.

Por isso, acredito que o melhor caminho sempre será aquele que, considerando sua realidade atual, se adéque às suas necessidades e ambições.

Mas, se você precisar de ajuda para clarear o caminho, conte comigo! Ofereço assessoria personalizada para médicos que querem trabalhar na Espanha. Um serviço 360º que visa te dar mais segurança e tranquilidade em toda a jornada.

Me escreva um email contando seu objetivo (info@amandakalil.com) ou marque uma consulta diretamente na minha Agenda Virtual. Vamos juntos! 

× Fale conosco