Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Trabalhar com visto de estudante na Espanha é possível?

São muitos os estrangeiros que, após iniciar os estudos na Espanha, buscam opções de trabalho no país. Acesse e saiba se é possível trabalhar com o visto de estudante!

Trabalhar com visto de estudante na Espanha é possível?

Não é novidade que quando o assunto é apostar em um visto de estudante e iniciar uma aventura no exterior, a Espanha está entre as principais opções dos brasileiros. 

Seja pela similaridade dos idiomas, a cultura rica, o clima ou a ampla oferta de centros de ensino, viver e estudar neste país ibérico é sempre uma boa alternativa para quem busca novas experiências pessoais, profissionais e acadêmicas. 

Por isso, se você pretende ir à Espanha para estudar ou quer oferecer essa oportunidade aos seus filhos, precisa conferir uma novidade: a possibilidade de trabalhar no país tendo apenas o visto ou a autorização de estância por estudos. 

Acompanhe a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

VISTO DE ESTUDANTE PARA A ESPANHA 

Antes de tudo, é importante reforçar: nem todo estudo na Espanha precisa de visto

Isso acontece porque cursos com duração igual ou inferior a três meses não demandam a emissão de um visto. Nesses casos, o estudante pode entrar na Espanha como turista e realizar o curso normalmente. 

Essa possibilidade se aplica tanto para cursos de especialização de curta duração quanto para intercâmbio de idioma.

Por outro lado, se o tempo do curso for superior aos 90 dias, o visto é imprescindível. 

DOCUMENTOS PARA SOLICITAR O VISTO DE ESTUDANTE 

Uma vez com a carta de aceite ou matrícula em mãos, o estudante já pode solicitar o visto no consulado que corresponde à sua demarcação consular (falaremos sobre isso no próximo tópico). 

Além disso, de modo geral, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Formulário de solicitação;
  • Passaporte válido e em vigor; 
  • Foto 3×4 recente;
  • Documentos que comprovem a suficiência financeira (exemplos: holerites, extratos bancários, imposto de renda e carta que comprove o valor da bolsa de estudos);
  • Seguro saúde internacional, válido durante todo o período de estudos.

Alguns consulados podem exigir outras documentações, como, por exemplo, o título de eleitor e o comprovante de residência.

Quer ter acesso a um guia completo sobre como solicitar o visto de estudante da Espanha? Peça agora mesmo o ebook que desenvolvi e tenha acesso a todas as informações necessárias para o processo do seu visto! 

CONSULADOS DA ESPANHA NO BRASIL 

Ainda não sabe a qual consulado da Espanha você deve dirigir-se? Confira a imagem abaixo e, segundo seu estado de residência no Brasil, verifique qual é a sua demarcação consular!

Fonte: Embaixada da Espanha no Brasil

Abaixo deixo o e-mail de cada consulado, para que você possa entrar em contato e sanar eventuais dúvidas. 

Brasília: sc.brasilia@maec.es

Salvador: cog.salvadorbahia@maec.es

São Paulo: cog.saopaulo@maes.es

Rio de Janeiro: cog.riodejaneiro@maec.es

Porto Alegre: cog.portoalegre@maec.es

TRABALHAR COM O VISTO DE ESTUDANTE NA ESPANHA, PERMITIDO OU NÃO?

Em primeiro lugar, preciso te alertar: existem muitos conteúdos disponíveis na internet que não estão atualizados, por isso, não se assuste se alguma informação que você ler aqui não estiver de acordo com a de outro blog. 

Por que digo isso? Bem, o Regulamento de Imigração, que envolve diretamente as permissões aos estudantes estrangeiros, foi modificado em agosto de 2022, alterando alguns pontos e incorporando novas autorizações.

Desse modo, se antes a resposta para a pergunta “posso trabalhar tendo apenas o visto de estudante?” era “depende”, hoje a resposta é “sim”.

Vamos aos detalhes?

Segundo o artigo 42 do Regulamento de Imigração, estrangeiros que tenham a autorização válida para estudos, formação ou estágios de curso superior podem automaticamente exercer atividades laborais em instituições públicas ou entidades privadas. 

Igualmente, estrangeiros com visto de estudante não contemplados por estudos superiores podem solicitar uma autorização para exercer atividades por conta própria, como autônomos, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelo Regulamento.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA TRABALHAR NA ESPANHA TENDO O VISTO DE ESTUDANTE?

Como para tudo que envolve processos migratórios, existem regras e condições a se seguirem. Dessa forma, para facilitar, criei uma lista de pontos que precisam ser tidos em consideração. Dá só uma olhada!

  1. As referidas atividades laborais devem ser compatíveis com a realização dos estudos. Ou seja, nada de trabalhar no horário das aulas!
  2. A autorização de trabalho, sem necessidade de trâmites adicionais, é concedida apenas para estudos superiores e formação profissional superior, de modo que intercâmbio de idioma não está contemplado. 
  3. A atividade laboral não pode exceder trinta horas semanais.
  4. O estudante poderá trabalhar para empresas espanholas tanto pessoalmente quanto remotamente
  5. O rendimento obtido no trabalho poderá ser usado como prova de meios econômicos de sustento. 
  6. A validade da autorização de trabalho coincidirá com a duração do visto de estudante. Desta forma, o final da validade da autorização de estudos implica na rescisão da autorização de trabalho.

AUTORIZAÇÃO PARA BUSCA DE TRABALHO 

Não encontrou nenhuma oportunidade de trabalho enquanto realizava seus estudos ou já está finalizando o curso? Não se preocupe, existe uma segunda alternativa: a autorização de busca de trabalho!

Em vigor desde 2018, essa autorização permite que estrangeiros que concluíram os estudos em uma instituição de ensino superior espanhola possam residir no país para buscar trabalho ou abrir seu próprio negócio.

Se você acredita que esse caminho é uma opção para o seu atual status migratório ou quer ter acesso a mais informações, não deixe de conferir o blog: Como mudar o visto de estudante para a autorização de busca de trabalho na Espanha.

COM PLANEJAMENTO MIGRATÓRIO, MELHOR!

São muitas as etapas, trâmites e burocracias que envolvem o processo migratório de quem quer estudar na Espanha

Sei, com propriedade, que realizar os estudos no exterior, sobretudo em universidades renomadas, a princípio pode parecer um sonho distante. Mas, devo dizer: não é! 

Ao longo de quase 10 anos morando na Espanha e atuando como advogada especialista em imigração, descobri que, ainda que pareça clichê, o passo mais difícil é colocar-se em movimento. 

Por isso, criei este blog, para ajudar brasileiros que querem imigrar e desejam estudar em centros reconhecidos internacionalmente. 

Te convido a dar uma olhada nos meus conteúdos que, sempre atualizados e gratuitos, poderão te deixar mais perto de alcançar seu objetivo de morar e estudar na Espanha. 

E, claro, não se esqueça: estou a disposição para te acompanhar de perto e te auxiliar em cada etapa do processo de migração. 

Com o Studio Migratório Amanda Kalil, ofereço um serviço personalizado e exclusivo de acesso universitário para estrangeiros. Uma equipe especializada em realizar sonhos e que já ajudou mais de 300 brasileiros a migrarem legalmente. 

Segurança, tranquilidade, transparência e efetividade. Se é isso o que você busca, entre em contato enviando um e-mail para: info@amandakali.com ou preenchendo o formulário online!

× Enviar mensagem