Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Vantagens e desvantagens de morar na Espanha

Fique por dentro dos lados positivos e negativos de morar na Espanha e pondere se esse é o destino ideal para a sua imigração!

Vantagens e desvantagens de morar na Espanha

Se você está pensando em imigrar para a terra de Cervantes, seja por curto, médio ou longo prazo, provavelmente já se perguntou quais são as vantagens e desvantagens de morar na Espanha, certo?

No blog de hoje quero te apresentar alguns prós e contras de viver neste país ibérico, considerando dados oficiais e também a experiência de muitos brasileiros que emigraram.  

Mas antes preciso reforçar: o que é positivo para alguns, pode ser negativo para outros. Onde um vê dificuldade, outro pode ver oportunidade. Por isso, te convido a acompanhar a leitura e formar sua própria opinião. Vamos lá?

VANTAGENS

SEGURANÇA

Na minha opinião e de muitos outros estrangeiros, a segurança é uma das maiores vantagens de morar na Espanha. 

Se você viveu os últimos anos no Brasil, vai notar diferenças significativas, como, por exemplo, poder andar pela rua com tranquilidade a qualquer hora do dia, assim como pegar o celular em locais públicos sem se preocupar com roubos. 

CLIMA 

O clima espanhol é geralmente um dos pontos positivos mais apreciados por brasileiros que querem morar na Espanha. De modo geral, os invernos não são tão rigorosos quanto em outros países europeus e os verões são bem quentes. 

Adicionalmente, a Espanha conta com paisagens que agradam diferentes perfis de pessoas. Praias, serras, montanhas cobertas de neve, deserto, lagos, ilhas paradísicas… De tudo um pouco!

Igualmente, os espanhóis levam um estilo de vida mais descontraído, sendo mais receptivos que os britânicos e os alemães, por exemplo. Um aspecto extremamente positivo para quem é estrangeiro e quer fazer amizades com nativos.

CUSTO DE VIDA 

Em comparação a outros países da Europa, a Espanha tem um custo de vida acessível e oferece opções de moradia, alimentação e lazer para diferentes gostos e bolsos. 

Essa vantagem faz das cidades espanholas um excelente destino para estudantes, trabalhadores e  aposentados que buscam uma experiência fora do Brasil. 

DESVANTAGENS

TAXA DE DESEMPREGO

Já no que se refere as desvantagens de morar na Espanha, a taxa de desemprego é fator de peso em comparação a outros países da União Europeia. 

Segundo levantamento de abril de 2022 do Eurostat, a Espanha lidera a taxa de desemprego na zona do euro, com um 13,5%. Em sequência, se encontram países como Grécia (12,9%), Itália (8,3%), Suécia (7,6%) e França (7,4%). 

SAUDADES DE CASA 

A distância geográfica entre a Espanha e o Brasil é outro fator a ser tido em consideração, dado que viver em outro país é um processo de constantes adaptações e saudades. 

TRÂMITES BUROCRÁTICOS

Para morar na Espanha legalmente você precisará realizar distintos trâmites, como emissão do visto, empadronamiento na cidade de residência e a TIE, o cartão de identidade do estrangeiro.

E, infelizmente, algumas das burocracias necessárias podem levar meses até serem concluídas.  

COM PLANEJAMENTO, MELHOR!

Apesar de citar alguns prós e contras, sei que a escolha de mudar de país vai muito além dos aspectos apresentados. 

Por isso, se você tem dúvidas sobre por onde começar o seu plano de imigração, conte com um suporte profissional!

Há quase 10 anos vivo e trabalho na Espanha e, atuando como advogada especialista em trâmites imigratórios, tenho a expertise necessária para garantir tranquilidade e segurança a todo o processo para você morar na Espanha.

Para marcar uma conversa, entre em contato via info@amandakalil.com ou agende uma consulta em: Agenda Virtual.  

× Enviar mensagem