Visto de Estudante na Espanha: como solicitar

Vai estudar na Espanha e ainda não sabe como e onde solicitar o visto de estudante? Confira o passo a passo completo e tire todas suas dúvidas

Visto de estudante Espanha: Como solicitar

Direcionado para quem deseja passar um período superior a três meses em território espanhol desenvolvendo algum estudo, o visto de estudante para Espanha pode ser solicitado tanto para cursos universitários, como para cursos de idioma ou de especialização. Se este é o seu caso, acompanhe o artigo que eu preparei e saiba quais são os requisitos necessários para fazer a sua solicitação. Boa leitura!

QUANDO O VISTO DE ESTUDANTE NÃO É NECESSÁRIO

Você sabia que em alguns casos o visto de estudante não é necessário? Isso acontece porque caso o curso escolhido tenha duração inferior a três meses é possível entrar em território espanhol como turista. A regra se aplica tanto para cursos de especialização de curta duração quanto para cursos de idioma. 

REQUISITOS DO VISTO DE ESTUDANTE

Pretende estudar na Espanha por um período superior a três meses? Então é hora de reunir os documentos exigidos pelos consulados no Brasil. Confira:

1. Passaporte válido: para solicitar o visto de estudante, o passaporte deve ter validade durante todo o período planejado para o estudo na Espanha.

2. Carta de matrícula: tenha em mãos a carta de aceite assinada pela instituição de ensino em que você irá realizar os estudos na Espanha. Algumas informações devem obrigatoriamente constar no documento, como: dados do centro de ensino, data de início e fim do curso, carga horária (mínimo 20h semanais). 

3. Documentos que atestem capacidade financeira: para solicitar o visto de estudante da Espanha, você precisa comprovar que dispõe de meios financeiros para custear toda a sua estadia, incluindo o pagamento do valor total do curso. Os documentos para comprovação podem ser extratos bancários (carimbados e assinados pelo gerente do banco), imposto de renda, holerites, carta que comprove a obtenção de uma bolsa de estudos ou um documento de compromisso público de manutenção – caso seja outra pessoa que irá custear todos os gastos.

4. Seguro saúde internacional: antes de solicitar o visto de estudante é importante contratar um seguro saúde que cubra todo o período de estudo. A comprovação pode ser feita por meio do documento da apólice. 

5. Certificado ou histórico acadêmico: documentos que certifiquem a conclusão ou que comprovem estudos em andamento – em ambos os casos, deve-se fazer a legalização da documentação por meio da Apostila de Haia

Por fim, não se esqueça de fazer fotocópias de todos os documentos originais. É recomendável solicitar o visto de estudante com uma antecedência mínima de 45 dias antes da data prevista da viagem à Espanha.

CONSULADOS DA ESPANHA NO BRASIL 

Apesar de alguns documentos serem requisitos indispensáveis ao processo de solicitação do visto de estudante da Espanha, cada consulado tem liberdade para adicionar mais documentos à lista e estabelecer critérios de entrega da documentação, bem como agendamento de solicitações. Por isso, é importante se atentar a qual das cinco demarcações consulares você faz parte (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador ou Porto Alegre) e quais os documentos ou processos próprios de dado consulado.


Quer ter acesso a um guia completo de como solicitar o visto de estudante da Espanha? Solicite agora mesmo o ebook que desenvolvi para você e tenha acesso a todas as informações necessárias para que o processo do seu visto seja o mais tranquilo possível.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber diretamente o conteúdo ​
Idioma