Sobre

Um pouco mais sobre mim...

Minha trajetória profissional

Aos 17 anos entrei na Faculdade de Direito da Universidade Salvador, os dois primeiros anos de faculdade foram os mais duros, era um mundo completamente novo para mim e também trabalhava o dia todo e depois tinha aula até às 22h. Adorava meu trabalho numa empresa de administração de condomínios, aprendi muito, mas era exaustivo pra caramba.

Minha paixão pela sala de aula já existia desde as tardes de imitar minha mãe em casa, ela sempre foi a mulher que eu queria ser. É verdade que a chama do ensino do direito só foi verdadeiramente acesa com uma das melhores professoras que tive na faculdade, Dra. Cristiane, que além de me recomendar para meu primeiro trabalho jurídico, me aceitou como sua monitora. Passei o ano de 2011 dando aulas de monitoria de Direito do Trabalho, talvez o ano mais feliz da época universitária.

O terceiro ano da faculdade fui trabalhar na assessoria jurídica no Centro Universitário UNIJORGE, meu primeiro trabalho jurídico, ainda com 19 anos. Ali vi de pertinho o mundo jurídico por primeira vez, aprendi a fazer pareceres, aprendi a preparar documentos para defesa nas aréas de consumidor e trabalhista. Estive como estagiária quase 2 anos e fiz grandes amigos.

Em quanto trabalhava na área, seguia minha paixão pelo ensino, estava dando minha segunda monitoria, desta vez em processo civil coletivo e também fazendo investigação científica. Inclusive ganhei o prêmio de melhor investigação em 2012 e a segunda melhor em 2013.

Depois decidi provar a advocacia realmente, fui ser estagiária no SNBS Advogados, nessa época já tinha a carteirinha da OAB de estagiária. Trabalhei no departamento de consumo, principalmente com as defesas da empresa de água do meu estado. Foi uma incrível oportunidade.

No último ano da faculdade, a pressão de passar na OAB, escrever a monografia e também continuar com boas notas foi aliviada por conhecer o amor da minha vida, atualmente meu marido, que divide comigo sonhos e conquistas. Também no último ano da faculdade passei no concurso de estagiária do TRT-5, durante 8 meses estive do outro lado do balcão e vi os dois lados da moeda.

Assim terminou 2013, OAB venho, a monografia foi aprovada com sucesso e terminei a faculdade com 5 artigos publicados. Não poderia ter sido melhor. Aqui você pode conferir os artigos.

A seguinte etapa era o mestrado, em outubro de 2014 me mudei para Espanha para começar a trilhar meu futuro como professora, 1 ano e meio de mestrado na Universidad de Sevilla, cheios de altos e baixos, talvez outras pessoas passaram pelo processo de morar no exterior sozinha com bastante facilidade, mas eu não. Eu sofri muito, passei por muitos momentos de desânimo e a beira de desistir de tudo, mas enfim tudo terminou bem. Acredito que Deus só nos dá aquilo que podemos suportar.

Quando 2015 terminou, eu estava dando aula, trabalhando como intérprete para os Tribunais de Sevilha e para a Polícia Militar.

Em 2016 era hora de seguir com meu sonho, comecei o doutorado na Universidade Pablo de Olavide (UPO). Na UPO também fiz me segundo Mestrado, desta vez mais específico ao meu objetivo, Mestrado em Contratação e Responsabilidade Civil.

Depois de um tempo, decidi fazer alguns vídeos no youtube sobre a vida de casada, coisas de cachorros e sobre minha experiência. Um desses vídeos falava para brasileiros sobre estudar na Espanha e quais os procedimentos para o mestrado, por este vídeo recebi tantos emails que eu não poderia imaginar. Por causa dos emails, percebi que seria bom saber mais sobre processo espanhol, leis, normativas, etc, e resolvi fazer o Mestrado Profissional em Advocacia Espanhola (Máster Oficial en Abogacía), isso aí, já vão 3 mestrados pra conta…rsrs

Continuei a fazer alguns vídeos deste estilo, além de fazer vídeos sobre direito espanhol para ajudar a população a entender de forma mais fácil seus direitos. Se quiser saber mais, meu canal sobre direito espanhol é www.youtube.com/amandakalilderecho

Para terminar, em 2018 fui aprovada no concurso público de professora investigadora na UPO, um concurso de Reda que me deixou muito feliz e realizada. Por isso, agora que já começo a ver meu sonho se realizando, decidi montar minha própria empresa de assessoria para estrangeiros, uma empresa leve, uma relação de amizade com os clientes, para ajudar-los a realizar o sonho de morar fora e o canal do youtube que começou como uma forma de registrar minha vida, se transformou em um espaço para compartilhar conhecimento.

Se você sonha em estudar na Espanha, trabalhar ou tem alguma situação parecida que precisa de ajuda, fala comigo! Quero fazer esse processo mais fácil para você.

Um abraço,

Amanda Kalil